sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

MANUAL BIGOTRON: Como identificar um tiozão [ATUALIZADO]



De uma forma bastante sucinta, podemos afirmar que TIOZÃO é todo homem que está na faixa dos 35-55 anos e já está adquirindo aquele perfil de cara chato em visível processo de decadência física e mental. Ou seja: o tiozão é uma pessoa "quase" velha, que se encontra no meio do caminho entre a juventude plena e a velhice pé na cova. Os tiozões estão em todos os lugares e, caso você não morra jovem, um dia você será um. Vale frisar que a idade nem sempre caracteriza um tiozão, pois existem muitas pessoas jovens com cabeça de tiozão, algo que caracteriza um grave problema de saúde pública.

Esse Manual Bigotron irá ajudar você a identificar um tiozão com extrema facilidade ou, na pior das hipóteses, ajudá-lo a saber se você já se encaixa nesse grupo (anti) social. Se suas articulações andam estalando com frequência e os mais jovens vivem chamando você de "tio", fique sabendo que esse manual também é indicado para você.

Todo tiozão tem 10 características básicas:


1) "NA MINHA ÉPOCA ISSO ERA BEM MELHOR!"



Para um tiozão, tudo da época dele era melhor: os filmes, músicas, festas, sexo, a Coca-Cola, o pastel de palmito, a água da torneira, o Biotônico Fontoura...enfim, qualquer coisa. A frase clássica de todo tiozão é "Na minha época isso era bem melhor!". E não adianta discutir, pois ele sempre estará com razão, mesmo que você prove que existem muitas coisas legais hoje em dia que são bem melhores que na época dele. Como todo tiozão é preso ao passado, é comum que ele ainda tenha um aparelho de som com toca-fita no quarto, considere o Almanaque Anos 80 sua Bíblia e o Atari 2600 como o melhor videogame de todos os tempos.

Como todo tiozão é muito preso ao passado, isso nos leva ao próximo tópico...


2) DIFICULDADE EXTREMA PARA MUDANÇAS

Você compra roupa sempre no mesmo lugar? Vai nos mesmos restaurantes para comer os mesmos pratos? Só bebe uma marca de cerveja? Tem pena de se desfazer de objetos antigos (e inúteis)? Detesta novidades e surpresas? Então saiba que o espírito tiozão já tomou conta de seu flácido corpo. Quer irritar um tiozão? Então faça algo diferente do que ele esteja acostumado. Todo tiozão adora rotina e simplesmente entra em pânico quando as coisas saem fora do "planejado".

Eu tenho um tio (não é piada!) que demorou 10 anos para atualizar os computadores da empresa dele com o Windows XP . Ele usava o Windows 98 em todas as máquinas e se recusava a mudar para o XP, pois dizia que o Windows 98 era "perfeito" e um novo sistema só traria "problemas". Mesmo com novos periféricos dando pau, incompatibilidade com programas mais recentes e o escambal, os funcionários da empresa tiveram que implorar de joelhos para o meu tio para atualizar os PCs para o Windows XP! Ele acabou cedendo, mas reclamou diariamente por 6 meses de que as coisas tinham piorado e ficado mais difíceis. Agora só falta alguém convencer meu tio a largar o e-mail do BOL e trocar o mouse antigo por um óptico.


3) MANIAS ESQUISITAS A RODO



Se você gosta de dormir no sofá com a TV ligada, acorda de madrugada para comer (sem estar com fome), coleciona objetos idiotas, fica um sábado inteiro vendo 10 temporadas de uma série de TV, só assiste pornografia bizarra pela internet ("Traveco é igual mulher, porra!"), só usa 3 cores de camisa, evita festas e multidões a todo custo, apela por qualquer besteira, escuta a mesma música o dia inteiro e está cada vez mais metódico e sistemático...bom, é melhor você se preocupar. Você está virando um tiozão e nem percebeu. É claro que a lista de esquisitices poderia ser bem maior, mas vamos deixá-la curta para não deixá-lo depressivo ou preocupado demais. Ainda há uma (pequena) esperança de que você não tenha chegado nessa chechelenta fase da vida.

O próximo tópico, entretanto, não deixa qualquer dúvida de que a tiozice já impregnou sua desprezível alma...


4) É SEMPRE O MESTRE DE ALGUM ASSUNTO




Só pelo fato de ter passado da casa dos 30 anos, todo tiozão se acha o mestre universal de algum tipo de assunto. Devido a sua "experiência", o tiozão adora mostrar sua sabedoria para qualquer paspalho que apareça e que tenha paciência de aprender a fazer as coisas do "jeito certo". Tem tiozão mestre de tudo o que você pensar: sexo, eletrônicos, bebidas, economia (todo tiozão desse tipo vive quebrado!), carros, ferramentas e, claro, o tipo mais clássico de TODOS...

O TIOZÃO DO CHURRASCO!




Esse é o tiozão supremo, o tio-mor do universo. Essa criatura se gaba de fazer churrasco com qualquer tipo de carne, desde pescoço de galinha até coração de boi, e monopoliza a churrasqueira só para ele, pois é o único na área com o "dom" de fazer um bom churrasco. Sempre tem uma receita de tempero esquisita para as carnes, adora fazer piadinhas de cunho sexual (principalmente piada de viado), zoar o time de futebol de todo mundo, dar em cima das gatinhas e fazer dancinhas ridículas quando está bebum. Toda família tem pelo menos UM tiozão desse tipo, isso é inevitável.


5) MEDO DA SOLIDÃO




Todo tiozão tem aquela sensação desesperadora de que está ficando velho, gordo e solitário. Aí começam as manias depressivas e a loucura de querer se casar com a primeira demente que aparece pela frente e encher a casa de filhos (3, no mínimo). Conheço um demente que se casou com a passadeira baranga que frequentava a casa dele uma vez por semana; outro já se casou com uma Testemunha de Jeová gorda que conheceu em uma sala de chat da UOL (aliás, nada mais tiozão do que chat da UOL...). Se o figura não se casa, resolve "plantar" na casa daquele amigo mais próximo para ficar lamentando a solidão e de que precisa de um grande amor na sua vida e mimimi.

Se não é a casa de um amigo, é o butecão da esquina, algo que será explicado a seguir...


6) ADOTA UM BAR COMO SEGUNDO LAR




Nada mais tiozão do que bater ponto no mesmo buteco pé sujo da esquina e chamar o dito cujo de "escritório". Lá o tiozão se encontra sempre com os mesmos
alcoólatras amigos, come os mesmos petiscos e pede a mesma marca de cerveja (vide tópico 2). Os papos são sempre os mesmos: futebol, política e putaria (mesmo que não faça sexo há anos). O tiozão de buteco só gosta de ser atendido por um único garçom que, aliás, nunca é chamado de "garçom", mas sim tratado pelo primeiro nome ou por apelidos pomposos ("Mestre", "Excelência" e "Chefia" estão entre os mais usados). Se a atendente for uma mulher, aí complicou. A cada pedido, a garçonete tem a mão beijada pelo tiozão umas 20 vezes e a aparência elogiada a todo instante, mesmo que seja uma daquelas mocréias de você sair correndo. Se o tiozão já estiver bebum, é normal que bata aquele sentimento deprê e ele faça juras de amor e chame a garçonete para morar junto com ele (vide tópico anterior).



7) USA O RÁDIO PARA OUVIR NOTÍCIA



















Como todo tiozão odeia as músicas atuais, o rádio só tem uma função: ouvir notícias. E se você pensou na CBN, acertou em cheio. Todo tiozão ama a CBN e, se têm oportunidade, escutam essa porra o dia inteiro. "Gosto de estar bem informado" é a desculpa padrão. Se você é tiozão, segue o link da CBN para você escutá-la online:

CBN - A rádio que toca notícia

Graças a 3 parentes que escutam essa merda de rádio o dia inteiro (um deles é o meu tio que ilustra o exemplo do tópico 2), eu tenho de cabeça todas as vinhetas irritantes dessa estação. TODAS! O meu tio até assobia a musiquinha da vinheta! AHHHHHHHHHH!!!

Mas vamos logo para o próximo tópico...


8) AS ROUPAS FICAM MAIS PITORESCAS



Quanto ao visual, existem basicamente dois tipos de tiozão: o tiozão social e o tiozão pedra.

O tiozão social é aquele que usa roupa social (terno e/ou calça social com camisa social) para ir em qualquer lugar, desde a banca de jornal até o churrascão na casa dos amigos. Se puder vir acompanhado de algum acessório style, como óculos Ambervision, boina e suspensórios, está valendo. Esse tipo de tiozão sempre se acha o exemplo de homem bem vestido e jura que a mulherada fica umidecida só de vê-lo passar. É sempre confundido com o pastor da igreja mais próxima, algo que o deixa muito puto.

No outro canto temos o tiozão pedra. Se você já leu o manual de como ser um PEDRA (parte 1 e parte 2), deve saber do que estou falando. Esse é aquele típico tiozão largadão, que anda vestido como se estivesse saído de uma pelada no clube ou de alguma obra no fundo do quintal. Bermuda, chinelão e camiseta regata é o uniforme padrão desse tio. Nos dias mais frios, o uniforme se modifica para aquele moletom cinza furado, sandália Crocs (com meia social) e camisa pólo (Pool). Ou alguma mistura mais exótica, como jeans velho, sandália Crocs e camiseta regata.

Se você é tiozão e quer incrementar seu visual, tenho mais algumas dicas para você:

* Sapato sem cadarço
* Sandálias franciscanas
* Calça com cintura de elástico
* Pochete
* Bonés dados como brinde
* Colete
* Bolsa ou pasta de couro (para carregar bugingangas)
* Gravatas engraçadinhas com desenhos infantis e/ou babacas



9) QUER CONQUISTAR A MULHERADA NA CARTEIRADA




Tiozão que é tiozão não perde tempo cantando mulher de um modo normal. O cara já chega na mesa da gatinha rodando a chave do carro ou dando arrancada na rua com seu Ômega 1995 para chamar atenção. Outra estratégia é abordar uma mulher e dizer o quanto ganha ou onde trabalha. "Gatinha, sabia que trabalho no tribunal? Quando me aposentar vou ganhar uns 15 mil por mês!" é uma cantada típica. Outra cantada é chegar e falar que vai ganhar uma grana preta de algum canto, antes mesmo de perguntar o nome da moça abordada. "Quem gosta de pau é viado, mulher gosta é de dinheiro!" é a frase clássica do tiozão da carteirada. Quando essas cantadas colam, não é incomum que o tiozão arranje uma piriguete mercenária que quer arrancar todo o dinheiro dele e depois fugir com o amante. Se isso acontece, o tiozão entra em um processo auto-destrutivo e vai chorar as pitangas no bar ou na casa do amigo (vide tópicos 5 e 6).


10) LOROTEIRO

Outra característica básica de quem já virou tiozão é a quantidade de mentiras e lorotas que ele conta por dia. Passou de 3? É tiozão. No buteco, com álcool na cabeça, a velocidade de falar lorotas se multiplica. As lorotas são dos tipos mais variados, mas quase sempre envolvem sexo: ele já comeu todas as gatinhas da cidade quando era adolescente, esnoba as gatas dos trabalho que dão mole para ele, vai na boate e cata quem ele quer, está comendo uma "gringa tarada" que é apaixonada por ele (suecas e russas são as mais manjadas), vai comprar um carrão sedã no "ano que vem" (ano que nunca chega), pescou um tubarão no Rio Amazonas, nunca brochou (clássica!), goza 2 vezes por trepada, é super inteligente e passou no vestibular com 16 anos...e por aí vai. Se você duvida dessas babaquices, o tiozão apela e diz que vai parar de falar da vida dele. Claro que tudo não passa de charminho, pois no dia seguinte ele começa a contar outras lorotas ainda mais absurdas


[ATUALIZAÇÃO]
10.1) É METIDO A ENGRAÇADINHO
(MAS É SEM GRAÇA)




Se você já recebeu aquele e-mail com uma piada mais rodada que puta de beira de estrada ou aquele vídeo "engraçadíssimo" que já passou pela sua caixa de entrada umas 97 vezes, pode ter certeza: foi um tiozão que te enviou. Se você, educadamente, reclama com o tiozão que o e-mail dele tem um material super rodado, ele solta a singela frase: "Porra, eu não fico conectado na internet o dia inteiro para saber o que todo mundo anda recebendo! Tomar no cu!". Outra característica tiozística é o tiozão querer se enturmar em qualquer tipo de ambiente contando piadinhas (ruins). As pessoas, por educação, fingem que acham graça e ele realmente acredita que está abafando! Lamentável. Nas festas familiares os engraçadinhos mais famosos são o tiozão do churrasco (mencionado no tópico 4) e o tiozão do pavê. Esse último é aquele tipo que chega em uma festa familiar trazendo o pavê e solta a pérola "É pavê ou para comer?". Todo tiozão do pavê cai na gargalhada quando solta essa "piada" e emenda uma piadinha imbecil atrás da outra para "alegrar" o ambiente. O tiozão do pavê é outro tipo classic que está em todas as famílias.